Apesar de fácil, alguns truques podem lhe ajudar ainda mais no momento da pintura. Veja alguns deles:

01

Ordem correta para pintar um ambiente

Pintar um ambiente na ordem correta economizará tempo e dinheiro. Comece pelo teto, depois vá para as paredes, portas, janelas e, finalmente, pinte o rodapé. Se o acabamento final for feito com papel de parede, toda a pintura deve ser terminada primeiro.

02

O rolo ideal para cada tipo de pintura

Os rolos são ideais para áreas grandes como paredes ou tetos. A escolha apropriada depende do tipo de tinta que você planeja usar. O rolo de lã pêlo baixo (sintética ou de carneiro) é indicado para tintas PVA e acrílica. Já o rolo de espuma deve ser usado para aplicar esmaltes, tinta óleo e vernizes. Enquanto o rolo de espuma rígida ou borracha é recomendado para dar efeito em texturas.

03

Que tipo de pincel usar?

Os pincéis de cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas à base de solvente, como os esmaltes, tintas óleo e vernizes. Os de cerdas grisalhas são usados na aplicação de tintas à base de água, como as PVA e acrílica.

04

Como calcular a quantidade de tinta para pintar um ambiente?

"Uma lata de 18l pinta, em média, 200m² por demão. Já o galão de 3,6l pinta, em média, 45m² por demão"

05

Para evitar bolhas

Áreas sujeitas ao contato com água, pintura sobre superfície com presença de pó e ainda repintura sobre tinta muito antiga ou de má qualidade podem provocar bolhas. Outra situação é o uso de massa corrida muito fraca, de má qualidade, principalmente com aplicação de tinta que não foi devidamente diluída. "Para corrigir, deve ser removida a parte afetada (raspada e lixada). Em seguida, aplicar uma demão de preparador de paredes, diluído em água. Espere a secagem antes de passar a tinta", diz Valter Bispo, coordenador de produtos das Tintas Eucatex.

06

Remover manchas de água

As paredes recém-pintadas podem ficar marcadas por pingos de água. Elas devem ser lavadas imediatamente, com água em abundância, de maneira uniforme e sem esfregar. "Tais manchas são ocasionadas por materiais solúveis presentes na tinta, trazidos à superfície quando a camada de tinta recém-aplicada é submetida à ação de pingos de água", explica Valter. Essas manchas aparecem depois de chuvas muito leves, garoas, sereno e também devido a respingos de água de uma limpeza doméstica. Entretanto, se a chuva for contínua, e não apenas pingos isolados, não haverá manchas. Fonte: Tintas Eucatex

07

O que fazer com as sobras?

Se você desejar guardar a tinta que sobrou, coloque-a em um lugar coberto, sempre na posição vertical. Tintas que ficam guardadas por muito tempo podem formar uma película resultante da ação do ar. Para evitar isso, tampe bem a lata. Uma solução é doar o que sobrou para amigos, vizinhos ou instituições de caridade que estejam precisando do material. Nunca despeje a tinta pelo ralo ou em outros cursos de água.

08

Ferramentas

Para aumentar a vida útil dos pincéis e rolos, é essencial limpá-los logo após o uso e depois guardá-los de maneira correta. Se o material for usado para tintas à base de solvente (esmaltes, vernizes, tinta óleo), limpe o rolo ou pincel com jornal e lave-os com tiner. Para tintas à base de água, acrílica e PVA, é recomendável lavar os pincéis com água e sabão. Arrume as cerdas dos pincéis com um pente, umedeça-os com óleo vegetal e guarde-os enrolados em papel impermeável.

09

Para sua segurança

Aplique as tintas, esmaltes e vernizes em locais ventilados, com portas e janelas abertas, deixe o produto fora do alcance de crianças e animais, não reutilize a embalagem para colocar água potável ou alimentos, pessoas com histórico de alergia ao produto devem evitar seu manuseio, não descarte as embalagens em terrenos baldios, aterros ou próximo a nascentes de rios e córregos e em caso de intoxicação, procure um médico, levando a embalagem do produto.

Pintura Residencial

Gama completa de produtos para uso residencial. Tintas, verniz, texturas e muito mais.

Mais

Pintura Automobilística

Tintas para uso automobilístico, catalizadores, solventes e redutores. Sistema tintométrico com todas as cores.

Mais

Frotas e Indústria Leve

Produtos voltados para o uso industrial como tintas para manutenção, conservação e sinalização .

Mais

Polimento e Lixamento

Linha de produtos para acabamentos. Lixas, estopas, discos de polimento  e muito mais.

Mais

Acessórios e Equipamentos

Linha completa de acessórios para uso geral. Aqui você pode encontrar produtos como pincéis, pistolas, rolos, máscaras e luvas.

Mais

Fique conectado em nossas redes sociais:

NOSSAS LOJAS

São Miguel I
Av. São Miguel, 9.160
Tel.: (11) 2030-5000

São Miguel II
Av. Nordestina, 273
Tel.: (11) 2956-2977

Mogi das Cruzes
Dr. Deodato Wertheimer, 35
Tel.: (11) 4722-6687

São José dos Campos
R. Paraibuna, 657
Tel.: (12) 3913-3778

Jundiaí
R. Bom Jesus de Pirapora, 1801
Tel.: (11) 4587-7883

Guarulhos
Av. Otávio Braga de Mesquita, 2387
Tel.: (11) 2403-5466